Quantcast
Channel: Thousand Lives to Live
Viewing all articles
Browse latest Browse all 142

Resenha: A Aprendiz

$
0
0
Compare preços aqui!
Autora: Trudi Canavan
Editora: Novo Conceito
Páginas: 544
Sinopse: "Sozinha entre todos os aprendizes do Clã dos Magos, somente Sonea vem de uma classe menos privilegiada. No entanto, ela ganhou aliados poderosos, como Lorde Dannyl, recentemente promovido a Embaixador. Ele terá, agora, de partir para a corte de Elyne, deixando Sonea à mercê dos boatos maliciosos e mentirosos que seus inimigos continuam espalhando... até o Lorde Supremo entrar em cena. Entretanto, o preço do apoio de Akkarin é alto porque, em troca, Sonea deve proteger seus mistérios mais sombrios. Enquanto isso, a ordem que Dannyl está obedecendo, de buscar fatos sobre a longa pesquisa abandonada de Akkarin sobre o conhecimento mágico antigo, que está levando a uma extraordinária jornada, chegando cada vez mais perto de um futuro surpreendente e perigoso."

Atenção: contém spoiler do primeiro livro da trilogia!
Resenha: Vou tentar breve, eu juro! O segundo livro da Trilogia do Mago Negro é simplesmente incrível, assim como o primeiro e o último (eu já li todos, e olha gente, que história maravilhosa!).
Em O Clã dos Magos, o primeiro livro da trilogia, somos introduzidos à Imardim e conhecemos seus costumes, e também é onde conhecemos Sonea e outros importantes personagens (leia a resenha do primeiro livro aqui).
Sonea é uma favelada que teve seus poderes despertados sozinhos, e depois de tenta fugir do clã e colocar muitos em perigo, não teve jeito: ela foi aceita e se juntou ao Clã.
No início foi difícil, mas com a ajuda de seu guardião, Rothen, ela conseguiu se manter firme e focar nos estudos.
Mas ela, seu guardião e Lorlen (o Administrado do Clã), mantinham um segredo que não podia ser descoberto por ninguém, principalmente por Akkarin, o Lorde Supremo.
Sonea achava que sua vida era atormentada pelos seus colegas de classe, mal sabia que podia piorar....
Quando o segredo é descoberto pelo Lorde Supremo, Sonea é separada de seu guardião, que já considerava um amigo e quase um pai. E não bastasse isso: Akkarin assume sua guarda, ou seja, ela agora teria que conviver com um mago que odiava e temia, ainda por cima, sem poder se comunicar com Rothen.
Além disso tudo, os outros aprendizes continuam a atormentando, mesmo agora ela sendo conhecida como "a favorita do Lorde Supremo".
Mas como seu foco nos estudos fica com tudo isso acontecendo? E será que de alguma forma ela consegue se livrar desses aprendizes incômodos e de Akkarin? E esse segredo, qual seria ele e quais impactos pode causar na vida de todos?
Com uma narrativa simples, Trudi consegue nos prender em sua história.
Nos sentimos no lugar de Sonea, conseguimos entendê-la e queremos ajudá-la.
O livro é muito bem escrito e a história é bem original (não li nada parecido até hoje).
Podemos ver o amadurecimento da Sonea e isso é uma coisa que eu acho bem importante, já que a mudança do primeiro por segundo livro é bem grande, no terceiro então...
Eu li bem rápido, simplesmente não conseguia parar.
Sei que deixei a resenham bem simples e sem muita informação, mas é que tentei dar o menos número de spoilers possível.
E também já estou escrevendo a resenha do terceiro livro, então, vou deixar maiores informações para a próxima resenha.
Eu indico demais o livro, foi muito bem bolado e é uma leitura fácil. Não encontrei nenhum erro de gramática, novamente o único problema é a divisão da narrativa, já que o livro é narrado em primeira pessoa por vários personagens e não tem nada indicando quando muda, apenas um espaço maior, mas depois do primeiro livro você se acostuma e nem percebe.
Tirando isso, só tenho elogios a fazer.
Assim como o primeiro, ele é divido em duas partes.
Todos os personagens, tanto os principais quanto os secundários foram muito bem construídos, eu me afeiçoei a muitos, principalmente Sonea, Rothen, Lorlen, Cery e Dannyl, claro, outros também, mas esses foram os principais.
Também é muito interessante como assuntos importantes foram tratados no livro, como por exemplo, a homossexualidade. Mesmo hoje, ainda tem muita gente preconceituosa, e eu acho extremamente importante que continue sendo falado nos livros e em todos os lugares possíveis.
"Oque era natural e certo? Quem realmente sabia? O mundo nunca fora algo tão simples a ponto de uma única pessoa saber todas as respostas. Ele tinha lutado contra isso por muito tempo. Como seria parar de lutar? Aceitar o que ele era."
Agora, eu posso adiantar uma coisa do terceiro volume: muita coisa muda e muita coisa surpreendente e inesperada acontece.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 142