Compare preços aqui!
Autora: Trudi Canavan
Editora: Novo Conceito
Páginas: 448
Sinopse: "Todos os anos, os magos de Imardin reúnem-se para purificar as ruas da cidade dos pedintes, criminosos e vagabundos. Mestres das disciplinas de magia, sabem que ninguém pode opor-se a eles. No entanto, seu escudo protetor não é tão impenetrável quanto acreditam.
Enquanto a multidão é expurgada da cidade, uma jovem garota de rua, furiosa com o tratamento dispensado pelas autoridades a sua família e amigos, atira uma pedra ao escudo protetor, colocando nisso toda a raiva que sente. Para o espanto de todos que testemunham a ação, a pedra atravessa sem dificuldades a barreira e deixa um dos mágicos inconsciente.
Trata-se de um ato inconcebível, e o maior medo da Clã de repente se concretiza: uma maga não treinada está à solta pelas ruas. Ela deve ser encontrada, e rápido, antes que seus poderes fiquem fora de controle e destruam a todos."
Resenha: Comecei a ler o livro sabendo que ia gostar, mas achando que era uma história completamente diferente, e acabei gostando mais do que achei que gostaria (???)!
Esse foi aquele livro que me salvou de um ressaca literária. Tentei ler outros dois livros antes dele e não consegui, então lembrei que minha avó já tinha lido e falado que era a minha cara, logo pensei: bem, talvez com esse vá, e olha, foi!
Somos apresentados a uma cidade chamada Imardin, um lugar de extremos, liderada por um rei, e que tem os nobres e favelados, obviamente vivendo separados. Além deles, temos os Ladrões, que comandam a Favela, e os magos, que formam um Clã, e o mesmo é totalmente formados pelos moradores das Casas (os nobres), os únicos que tem sua magia interna liberada. As funções do Magos são as mais diversas, e entre elas está ajudar na chamada Purificação, quando eles vão para o centro expulsar os mendigos e mais pobres para as favelas, e foi em um dia de Purificação que tudo começou.
Sonea é uma menina normal, tirando o fato de ser pobre. No dia da Purificação, estava procurando um quarto para poder se mudar com seus tios, já que tinham sido expulsos de onde estavam, e acabaram tendo que voltar para a Favela. Mas ela acaba se encontrando com seus antigos amigos, que não via a 2 anos, e se junta a eles para se rebelar contra os Magos durante a Purificação.
Como sempre, os Rebeldes ficavam tacando pedras nos Magos, mas como eram protegidos por um escudo mágico, não fazia muita diferença, era só uma forma de mostrar sua revolta e o quanto eram contra a Purificação. De início Sonea nem queria ir, mas a saudade dos tempos antigos bateu forte e ela foi. Chegando lá, seu espírito antigo voltou e ela sentiu muita raiva. Pegou a maior e mais pesada das pedras que havia recebido de seus amigos e tacou, mas algo diferente do esperado aconteceu.
No caminho a pedra se iluminou e acabou atingindo um dos magos na testa, o fazendo desmaiar, mas não tinha como isso ter acontecido, já que eles estavam magicamente protegios, a não ser que ela tivesse usado magia.
Vendo que um dos magos a viu, ela começou a correr quando ele a apontou e vários outros começaram a persegui-la.
E a partir desse dia Sonea nunca mais seria a mesma ou teria a mesma vida.
Com a ajuda de seus amigos antigos, ela foge dos magos. Mas somente eles não poderiam escondê-la e protegê-la dos magos, então, com a ajuda de Cery (um de seus amigos), ela busca ajuda dos Ladrões.
Mas se esconder para sempre não é uma alternativa, pois seus poderes estão aumentando rápido e sem saber os controlar, Sonea é um perigo.
Então, será que ela aceitaria a ajuda dos magos? E se sim, eles seriam bons com ela, mesmo sendo uma favelada? Sonea pode se surpreender, mas ao mesmo tempo se decepcionar, porém, uma coisa é certa: muita coisa acontecerá em sua vida!
Com uma narrativa muito simples e fluida, temos uma história incrível narrada em primeira pessoa por diversos dos personagens principais, oque nos ajuda a entender tudo oque está acontecendo de diversos pontos de vista.
Não houve nenhum erro gramatical, só achei que a divisão da narrativa de um personagem para outro podia ser diferente, já que tem apenas um espaço maior, nada indica essa mudança, e no início é bem complicado de entender quando muda e tudo mais, mas depois que me acostumei não me atrapalhou.
"Frustrada, ela desejou, como muitas vezes desejara antes, nunca ter descoberto seus poderes. Eles tinham arruinado sua vida. Tinham-na quase matado. Tinham-na obrigado a sentir-se grata os odiosos magos por salvarem sua vida. Só queria ficar livre deles."Achei tudo maravilhoso, inclusive as inúmeras críticas a nossa sociedade que podemos perceber no decorrer do livro. No fim de tudo, o livro me cativou demais, todos devem ler, mas para aqueles que amam aventuras e magia, é uma leitura obrigatória!