Autor: Dan Gemeinhart
Editora: Novo Conceito
Páginas: 224
Sinopse: "Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha. Mas, em certo sentido um sentido muito importante, Mark não tem nada a ver com as outras crianças. Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram. Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier. Nem que seja a última coisa que ele faça. A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável."
Livro cedido em parceria com a Editora Novo Conceito.
Resenha: Ai gente, que livro encantador! No post de primeiras impressões eu deixei algumas considerações que agora, depois da leitura do livro, vou complementar.
Como já foi dito, o livro conta a história de Mark, um menino com câncer (que podemos deduzir já estar em fase terminal) e sua grande aventura com seu companheiro Beau, um cachorrinho lindo com um olho verde e outro castanho.
"Todo mundo devia ter um cão. Os cães nos ensinam a amar e ser carinhosos. Eles nos fazem lembrar das coisas que realmente importam."
Mark está sofrendo muito por conta da doença, é a segunda vez que tem câncer, ele tinha "se livrado" da doença quando era menor, mas acabou voltando. Ele sente raiva de tudo e de todos, e só quer cumprir sua aventura (escalar o Monte Rainer) para enfim poder morrer.Os capítulos são alternados, temos um que é narrado por Mark, onde podemos ver como está sendo toda a aventura, e outro narrado por Jess, sua melhor amiga, que nos passa a própria visão de tudo e a visão dos pais de Mark.
Ele está mal por causa da doença, tendo que tomar remédios, sentindo muita dor de cabeça e muitos outros sintomas péssimos, e para piorar, sua trilha não será fácil, com pessoas para atrapalhar, situações complicadas, mas também com pessoas boas no seu caminho.
O tempo todo ficamos na expectativa de saber se ele chegará ou não ao seu destino, mas também acompanhamos outra angústia.
Antes de ir, Mark deixou um bilhete para Jess, e ela, por esse bilhete, sabe exatamente para onde ele está indo. Mas ela não pode contar. Mark era seu melhor amigo e ela esperava seu silêncio, sua ajuda, para que ele pudesse cumprir seu objetivo.
"Não dá para guardar um segredo em uma mochila."É um livro que a leitura é fácil, principalmente por ser narrado por duas crianças, a escrita é bem simples.
Como todo sick-lit, o livro mexe com o nosso sentimental, principalmente por tratar de câncer, uma doença terrível, e pelo fato de ser uma criança com câncer, oque mexe mais ainda. Sabemos que é terrível tanto para crianças quanto para adultos, mas quando você tem uma consciência maior de tudo é, digamos, """"menos complicado"""".
Eu fiquei angustiada, com medo, nervosa, tudo isso enquanto acompanhava a loucura que o Mark resolveu fazer, e a leitura foi uma experiência incrível.
Quem já teve caso de câncer na família sabe o quanto é terrível, e podemos ver pela perspectiva do doente a profundidade dessa doença.
Só teve uma coisa que me incomodou: a repetição da frase "a mais pura verdade". Eu acho interessante citar o título do livro no decorrer da história, mais ficou enjoativo, manjado, não precisa ficar falando isso toda santa hora.
E claro: o final!
Eu sinceramente não tenho palavras para o quão genial foi esse final. Você tem uma perspectiva de que uma coisa vai acontecer e outra totalmente diferente acontece, e para mim não tem nada melhor que ser surpreendida em uma leitura.
"O mundo inteiro é uma tempestade, eu acho, e todos nós nos perdemos em algum momento. Vamos atrás de montanhas no meio das nuvens para que tudo pareça valer a pena, como se isso tivessa algum significado. E, às vezes, nós a encontramos. E seguimos em frente."Aprendemos de tudo um pouco, mas principalmente sobre amor e amizade, e como não existem barreiras quando você realmente tem um sonhe e o quer realizar.
Para mim, foi um mergulho fora da minha zona de conforto. Eu não sou fã dessas leituras dramáticas que envolvem doenças e principalmente cachorros,
Ficou como favorito, mas com 4 estrelas, pelo fato da repetição, que me irritou um pouco, mas tirando isso, tudo perfeito. Não tem nenhum erro de escrita, diagramação perfeita, o enredo envolvente, a escrita fluida, enfim, tudo que um bom livro pode ter, e que deve ser lido por todos!